Olá, hoje vamos compartilhar com vocês 4 Fórmulas de Shampoo Líquido utilizando ingredientes de origem natural.

Vocês já devem ter visto algumas outras fórmulas que já trouxemos para o canal, e hoje as 4 fórmulas que trazemos possuem a “tríade ouro de limpeza”.

Os shampoos mais bem equilibrados devem possuir tensoativos aniônicos, não iônicos e anfóteros em suas formulações e é exatamente essa a proposta dos produtos que trazemos hoje. Portanto se você pensar: “Posso substituir X ingrediente?” , tenha em mente que precisa possuir a mesma carga elétrica para poder manter o mesmo efeito. Por exemplo, substituir o Amisoft por Plantarem (1200 ou 2000) não vai funcionar, pois o Amisoft é justamente o aniônico da fórmula. Mas substituir o Coco Glucoside pelos Plantarem’s pode funcionar, pois possuem a mesma carga iônica. Tenha em mente que não testamos essas substituições, então sempre que for testar alguma fórmula diferente, faça teste em pequena quantidade.

Se você está chegando aqui agora, veja então o post que falamos um pouco sobre surfactantes e suas cargas elétricas nesse post aqui.

Se você for fazer para venda, lembre-se de acrescentar 0,1% de Gluconato de Sódio (quelante) ao seu produto, reduzindo da água.

Disponibilizamos links de fornecedores parceiros e de confiança, junto com a lista de ingredientes! Se você notar, o nome do ingrediente aparece em cor diferente, isso significa que tem um link associado a ele. Basta clicar no ingrediente que você será direcionado ao link de compra do fornecedor. Alguns links podem estar desatualizados, caso não consiga abrir, nos envie um comentário.

Ingredientes

1 – Shampoo Líquido sem óleo (Fórmula 1)

2 – Shampoo Líquido com óleo (Fórmula 2)

3 – Shampoo Líquido com SCI (sem óleo) (Fórmula 3)

4 – Shampoo Líquido SCI (sem goma) (Fórmula 4)

Na Cosmética, é de praxe indicar a quantidade de matéria prima em Porcentagem (%). As fórmulas em porcentagem são perfeitas para que as pessoas possam calcular sua produção em diferentes quantidades/, seja por mudança na demanda, ou pela disponibilidade de espaço em estoque, ou qualquer outra razão. Você tem dificuldade para fazer a conversão de % para peso (g)? Esse conteúdo vai esclarecer suas dúvidas!

Passo a Passo para Fórmula 1

Inicie pesando sua Glicerina e Goma Carragena, e misturando bem, a fim de criar uma pastinha.

Pese em outro recipiente os surfactantes da fórmula e a água destilada.

Misture bem os surfactantes com a água, devagar para não criar espuma.

Então, acrescente a pastinha de glicerina e goma, misture bem e leve tudo à sua chapa de aquecimento até chegar aos 70ºC.

Misture bem, e aguarde a temperatura baixar até menos de 50ºC. Medimos o pH para termos uma idéia de quanto estava antes de adicionar o acidificante. Ele não entra na fórmula inicial pois pode variar a quantidade de acordo com o pH de seus insumos e do ácido que você for usar. Usamos 14 gotas de Ácido Lático 85%, que compramos aqui.

Por fim adicionamos o Conservante. O pH ficou próximo de 6 após adicionar o restante dos ingredientes.

Envasamos e e aguardamos até o outro dia para verificar a consistência final desse Shampoo.

Resultado Final

Então, esses foram os resultados finais das nossas 4 Fórmulas de Shampoo Líquido. 

A Ana sentiu claramente que o Shampoo da Fórmula 1 ficou bem mais “limpante” que o Shampoo da Fórmula 2, que possui óleo em sua composição ao invés da Glicerina. Na hora de executar o passo a passo, a diferença será que ao invés de adicionar a Goma na Glicerina (Fórmula 1), você irá adicionar a Goma no Óleo /vegetal (Fórmula 2).

Testamos então as fórmulas 3 e 4, feitas usando SCI como aniônico. Recomendamos que assista ao vídeo do outro Shampoo Líquido que usamos SCI para verificar como fazer sua completa diluição neste link. Ambas as fórmulas ficaram bem limpantes e não agressivas, e a Ana aprovou todos os 4 Shampoos que criamos.

Finalize seu cabelo como de costume, temos diversas fórmulas de Condicionador aqui no Canal. Com certeza alguma delas irá te agradar.

Validade

É provável que o prazo de validade gire em torno 6 meses, dependendo dos Cuidados de Higiene no Manuseio e Conservação. Leia nosso post sobre Boas Práticas de Higiene na Produção de Cosméticos. Se você optar por usar ingredientes vivos e manipulados como Infusões, Gel de Aloe in natura, etc, é provável que a validade do seu produto seja mais curta. Sem dúvida, sempre que fizer alguma alteração em fórmulas, faça testes em pequenos lotes e observe sua estabilidade. E por último, dê preferência a embalagens que você não precisará tocar diretamente no produto.

Por fim, você pode acompanhar o passo a passo em vídeo também:

E então, o que você achou das nossas 4 Fórmulas de Shampoo Líquido? Prefere usar Shampoo Líquido ou Sólido?! Se acaso você fizer algumas das versões, venha nos contar sobre sua experiência e o que achou!

Seja um assinante do nosso Clube de Membros e tenha acesso à Conteúdos EXCLUSIVOS, comentários ativados em Lives, prioridade nas respostas e muito mais! Assine aqui. Conheça todos os Benefícios do Clube aqui

Em suma, esperamos que você tenha gostado desse post e qualquer dúvida ou sugestão você pode deixar um comentário.

Então a gente se vê no próximo post! Até lá.

Por Equipe Espiral de Ervas.

Publicado por:Espiral de Ervas

Por Equipe Espiral de Ervas

16 comentários sobre “4 Fórmulas de Shampoo Líquido Natural

  1. Minha filha está com o couro cabeludo muito ressecado, perdendo cabelo, por conta de usar luzes, escova progressiva.
    Essas fórmulas de shampoo líquido ajuda no tratamento?
    E vocês vendem o shampoo e condicionador pronto?

    1. vendemos alguns sim na nossa loja virtual (aqui no site mesmo). Se ela está tendo reações aos produtos utilizados o ideal seria consultar um medico para avaliar, cosméticos não são tratamentos, são itens de higiene pessoal. bjossss

  2. Olá, eu consigo trocar os surfactantes para que seja uma formula de sabonete liquido corporal??

  3. Olá meninas já sigo vcs a um tempo, e amo ❤️ os conteúdos e a forma didática que vcs ensina, e agora me tornei assinante do clube, na fórmula 4 que é feita com SCI , poderia não usar o coco glucosídeo?

    1. Olá! Obrigada pelo carinho e pelo apoio a nossa projeto =D
      O ideal é que você use algum surfactante não iônico para deixar sua fórmula bem completinha e com o melhor desempenho possível.
      Se tiver o plantarem 1200 ou o plantarem 2000 já faz a função.
      Depois conta pra gente o que você achou!
      beijos

  4. olá! gosto muito do conteudo que compartilham. Tenho uma duvida:
    Para fazer 1 litro de shampoo da formulação n.3 devo manter as mesmas porcentagens? Pergunto isso porque fiz e achei que ficou com muita glicerina e muita goma. Muito obrigada!

  5. Olá, tudo bem???

    O trabalho de vcs é incrível e estou fazendo ótimos testes.
    Me ocorreu uma dúvida… vc deu exemplo de aloe vera ou outros componentes… devo diminuir qualquer ativo da água??? o restante mantem a porcentagem?

  6. Oiii, tudo bem? Estou no último ano de técnico em química e surgiu um trabalho, como que uma oficina de cosméticos! Meu grupo ficou com shampoo e conheci esse canal, já amei!!!
    Uma pergunta que tenho, pode adicionar alguma “essência” para dar aroma, como funciona?

  7. Oi! Amei as fórmulas e já quero testar! Só queria saber se posso trocar o SCI pelo SLSA! Bjo

    1. Oi! se na formula for SCI e vc quiser usar SLSa acredito que dê certo, mas se na formula for SLSa e vc quiser substituir por SCI tem que dar um jeito de solubilizar ele antes… bjos

Deixe uma resposta